• APRESENTAÇÃO



    O conteúdo deste Catálogo Online provém de 3 períodos de pesquisa realizadas através do Projeto de Pesquisa em Ensino - Concursos de Projetos Arquitetônicos, entre os anos de 2007 a 2008 (01 DVD - Prefixo editorial 7846- ISBN 978857846068-6)*, 2009 a 2012 (04 DVDs - Prefixo editorial 7846- ISBN 978857846271-0) e 2013 a 2015 (06DVDs - Prefixoeditorial 7846 - ISBN 978857846421-9.)** - além de disponibilizados no presente site, os materiais também foram publicados em 3 conjuntos de DVDs, intitulados “Catálogo dos Concursos Públicos Profissionais Nacionais de Projetos Arquitetônicos" referente aos períodos citados acima.




    * Na primeira etapa da pesquisa que foi realizada durante os anos de 2007 e 2008, foram coletados materiais de Concursos de Projetos realizados à partir do ano de 2000 até o ano de 2008.



    ** A última etapa da pesquisa englobou além dos concursos realizados entre os anos de 2013 a 2015, os concursos realizados durante o ano de 2016, devido a prorrogação do prazo de execução do projeto de pesquisa em ensino.

    ...

    MAIS DE 54.000 VISUALIZAÇÕES JÁ FORAM REALIZADAS NO SITE DO BRASIL E DO EXTERIOR

    ...

    APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA EM ENSINO

    CONCURSOS DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS


    INTRODUÇÃO

    O Projeto de Pesquisa em Ensino envolveu os discentes do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia e Urbanismo – CTU, da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

    Este conteúdo é a consolidação de um amplo material de consulta para pesquisa e apoio pedagógico dos estudantes, docentes e os envolvidos com a arquitetura. Um registro dos concursos públicos profissionais nacionais de projeto de arquitetura no Brasil.

    Foram selecionados os concursos organizados pelo IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil em seus diversos núcleos e departamentos, devido à organização e experiência na organização destes concursos.

    Estes concursos de maneira geral permanecem de forma temporária nos meios de comunicação, possuem pouca acessibilidade e restrição do vasto material para futuras consultas, desde os editais até o resultado final.

    O resultado desta pesquisa e publicação é a garantia do acesso permanente aos registros em arquivo digital: dos editais, das atas, dos premiados, das menções e de várias informações pertinentes relativas a estes concursos públicos de projetos.



    OBJETIVO

    Envolver os alunos do curso de arquitetura e urbanismo da universidade na prática profissional, através do levantamento e contato com o processo e resultado destes concursos.

    Ampliar a participação do corpo docente e discente do DAU nas reflexões e discussões teóricas e práticas sobre a produção arquitetônica contemporânea.

    Observar as tendências arquitetônicas com a reflexão e a inserção de estímulos e novas ideias conceituais para a prática do projeto arquitetônico. Enriquecer o embasamento teórico na prática de projeto com a assimilação do conteúdo dos partidos e memoriais arquitetônicos. Analisar a metodologia e as tecnologias envolvidas, assim como identificar a experimentação de novas hipóteses de projeto.

    Resgatar e registrar através da pesquisa a seleção disponível e significativa dos concursos de anteprojetos, estudos e propostas de importância nacional, dentro de um processo metodológico de pesquisa, análise e catalogação.

    Possibilitar o acesso destas informações de forma organizada aos discentes, docentes e à comunidade.

    Complementar as atividades pedagógicas de ensino de projeto arquitetônico e de representação do desenho arquitetônico visando à assimilação dos ensinamentos adquiridos em sala de aula.

    Possibilitar a leitura, reflexão e debate das questões normativas que regulamentam tais concursos.

    Valorizar os concursos públicos fomentando a participação e evidenciando o caráter democrático social desta modalidade de licitação pública.

    Resultar num vasto conhecimento científico e artístico sobre a arquitetura, que deve ser apreciada e analisada com profundidade pelas inúmeras possibilidades e experimentações sugeridas e criadas pelas equipes de arquitetos participantes nos concursos públicos de projetos.



    METODOLOGIA

    Os dados foram coletados em mídia eletrônica através da internet e outros meios de comunicação relacionados ao tema e à arquitetura.

    Também foram contatados os organizadores, promotores, órgãos públicos, apoiadores e arquitetos classificados, em busca de informações restritas e mais completas dos editais e seus resultados.